Nosso Roteiro de 4 dias em Gramado

compartilhe e comente:

Um dos destinos mais procurados do Brasil atualmente, Gramado virou o maior centro turístico da Serra Gaúcha. A organização impressiona tanto quanto o charme da arquitetura de influência alemão e um super pólo gastronômico.

Mas como somos jovens e amamos ficar no meio do mato & tomar muitos vinhos, fizemos um roteiro bem diverso pela região.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESSE ROTEIRO:

• Perfil dos Viajantes: Grupo de amigos de 20 e muitos anos
  • 2 carros alugados
  • A maioria nunca tinha ido pra Gramado
  • Demos prioridade para conhecer a região em torno e não apenas a cidade
  • Acordamos cedo todos os dias
  • Gostamos de fazer coisas menos turísticas
  • Comemos muito
restaurante emporio canela
Restaurante Empório Canela

Dia 1 (quarta)

• Chegamos em Gramado na madrugada de terça para quarta, então nos permitimos acordar um pouco mais tarde esse dia
  • Almoçamos no Empório Canela

Um dos melhores restaurantes que fomos na viagem! Comida impecável, quase em frente a Catedral de Canela.

• Passeamos pela cidade sem planos e conhecemos a Catedral

Dica especial: Loja Mãos do Mundo. Uma loja de decoração e móveis, que traz tudo importado do Sudeste Asiático. É de enlouquecer!

• Paramos para um chocolate quente na Casa da Velha Bruxa
  • Voltamos para Gramado e aproveitamos a rua principal, cheia de lojas e bares.
  • Jantamos fondue no restaurante Malbec

Dia 2  (quinta)

Vinícola Valmarino
  • Saímos de Gramado as 9h para a região de Pinto Bandeira (110km de distância)

Pinto Bandeira é a região conhecida como a Champagne Brasileira, a terra dos espumantes

• Passamos o restante da manhã no lounge maravilhoso da vinícola Família Geisse, donos do espumante mais premiado do Brasil
    • O lounge é como se fosse um restaurante, com mesas espalhadas por um grande gramado e música. Os espumantes e comida são pedidos na hora.
    • Esse programa e qualquer outra experiência na vinícola precisam ser agendados com antecedência.
    • Queríamos ter feito o Geisse Experience, um passeio pelos vinhedos que vai até uma cachoeira da propriedade, mas só havia data disponível para setembro.
    • No local, há uma loja onde é possível comprar os produtos da vinícola e mandar entregar na sua cidade.
  • A tarde, nos indicaram que fossemos na vinícola Valmarino. Pegamos uma mesa na área externa, com uma vista linda de cima dos vinhedos.

De sexta a sábado eles tem música ao vivo e um cardápio especial.

• Voltamos para Gramado e fomos jantar no restaurante Wood

restaurante super moderno dentro do hotel com o mesmo nome, comida e drinks maravilhosos!

Lounge da vinícola Família Geisse

Dia 2 (sexta)

Cânion Fortaleza

Saímos cedo de Gramado para a região dos *cânions* em Cambará do Sul

Depois de 2h20 de viagem, em uma estrada linda, chegamos no *Cânion Fortaleza*

• Fizemos as duas trilhas mais curtias, do Mirante Fortaleza (cerca de 3,5km ida e volta) e Mirante Via da Boda (menos de 1km)

Jantamos já em Gramado na *Trattoria Di Capo*

• Um restaurante bem tradicional. A massa com molho quatro queijos é tudo.
  • Seguimos do jantar direto para o *Boteco do Bill*, o bar mais famoso da região, que fica em Canela.

Nos finais de semana, o local sempre tem música ao vivo e nesse dia estava super animado, mesmo sem a gente poder levantar da mesa e muito menos dançar.

O bar é grande, mas lota rápido! Chegue cedo para pegar mesa ou ligue para reservar com antecedência.

Dia 4  (sábado)

Degustação na Lidio Carraro

Mais vinho, por favor!

• Contratamos uma van para irmos para o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves, porque todos queríamos beber. A viagem leva cerca de 1h50 (119km).
  • Tínhamos um horário reservado na Vinícola Miolo às 10h30 para ter a experiência do Wine Bar, um tipo de picnic no jardim.

Quando chegamos lá, nos disseram que o Wine Bar só abria as 11h e que nós não tínhamos comprado a  cesta do picnic. No momento da reserva por whatsapp não nos foi avisado nada disso, nem o horário e muito menos a aquisição da cesta com antecedência. Além disso, não achamos o lugar agradável: algumas cadeiras de plástico espalhadas pelo jardim, envolto por aquelas fitas de sinalização amarela e pretas. Não tinha nem comparação com o ambiente da Família Geisse.

Decidimos, então, fazer o tour com degustação, que tinha o valor de R$40 por pessoa. Foi uma decisão super acertada, uma vez que guia, Fernanda, era ótima e foi super interessante conhecer o processo produtivo dos vinhos.

• Seguimos para o almoço no Mamma Gema, um restaurante que serve rodízio de massas em um ambiente super agradável, com uma área externa grande e vista para um lago.
  • Na parte da tarde, fomos para a Vinícola Lidio Carraro, a nossa preferida da viagem! O local é super intimista. A vinícola ainda é totalmente familiar. A casa onde fomos fazer a degustação ainda é a residência do casal fundador. No fundo da casa se encontra um lindo bosque de árvores altas, onde as mesas estão dispostas.

Optamos pela degustação de 9 rótulos e valeu a pena muito a pena. O sommelier era super simpático e didático com a explicação dos rótulos e a história da família.

• Saímos de lá por volta das 17h30 e voltamos direto para Gramado. A estrada estava com bastante trânsito e chegamos apenas às 20h de volta na cidade.
  • Paramos para um chocolate quente, mas não jantamos.
Bosque da vinícola Lidio Carraro

Dia 5 (domingo)

Time to go home

• Como os vôos depois das 12h estavam muito mais caros, optamos por voltar as 11h da manhã.
  • Saímos 7h30 de Gramado, pois tínhamos que embarcar as 10h e ainda devolver o carro.

A devolução do carro na Localiza foi super rápida e quando terminamos já tinham 2 vans chegando para levar os clientes de volta para o aeroporto.

Quando reservamos o carro online pelo site da Localiza, pegamos a opção gratuita de Fast Check in. Eles enviam um QR code por email, que você usa para destrancar o carro, sem precisar passar por balcão nenhum. Foi super eficiente e sem dor de cabeça nenhuma. Recomendamos procurar por essa opção no momento da reserva.

• A estrada estava vazia, mas o motorista que pegamos em Gramado falou que depois das 12h começa a ficar bem cheia. Programa-se e não deixe pra sair com o horário apertado.
  • O aeroporto de Porto Alegre também estava lotado! Demoramos para conseguir despachar as malas na Gol.
tour na vinícola Miolo

Assim foi nossa viagem de 4 dias na Serra Gaúcha! São muitas as opções de passeios e cidades e vinícolas estão cada dia mais organizadas e investindo no turismo. O roteiro ideal vai depender do tipo de viagem que você pretende fazer.

Eu já havia ido 3 vezes para Gramado, mas sempre com a família e idosos junto, então acabávamos ficando mais na cidade em si. Como estávamos entre amigos dessa vez, decidimos conhecer o máximo que podíamos de passeios diferentes, mas acabamos abdicando de alguns passeios muitos legais em Gramado e Canela, como o Parque do Caracol e o Lago Negro,

Qualquer dúvida, é só comentar aqui 🙂

bjs

Vic

compartilhe e comente:
Post publicado por:
já compartilhou 8 experiências
Victora é uma das fundadoras do Mundo Nosso. Apaixona por diferentes culturas e pela liberdade, está sempre em busca do próximo destino. Já morou na Itália, no Canadá e nos Estados Unidos e se tudo der certo, daqui a pouco vai se aventurar em uma temporada na Ásia. Como já diria o famoso meme, ela é "meio saladinha, meio baladinha". Ama uma aventura, esportes e ficar em um retiro no meio da natureza, mas também não perde uma boa festa e de experimentar o melhor da culinária por onde passar.