Serra da Bocaina: Montanhas, Cachoeiras e Trilhas entre Rio e SP

compartilhe e comente:

Um lugar para quem ama natureza, curte fazer trilhas ou pedalar, adora um friozinho e está em busca de passar uns dias desconectando-se.

Acordar as 6h da manhã com o festival de cores do nascer do sol despontando nas montanhas a mais de 1.800 metros de altitude é um espetáculo de tirar o fôlego e para as yogis, é o lugar perfeito pra abrir o mat.

Casas serra da bocaina
Casa das Nuvens – Airbnb

 

  • Onde fica: Localizada na fronteira dos estados de São Paulo e Rio, está inserida no Vale do Paraíba, exatamente entre as Serras do Mar e Mantiqueira. Serra da Bocaina também é o nome do parque nacional – uma da maiores reservas de mata atlântica do País, com 104 mil hectares.
  • Quais cidades fazem parte da Serra da Bocaina: Abrange áreas de 4 municípios paulistas (Ubatuba, Cunha, São José do Barreiro e Areias) e dois fluminenses (Angra dos Reis e Paraty), num total de aproximadamente 104 mil hectares. Além desses 6 municípios, outros três são abrangidos por sua zona de amortecimento: Bananal, Arapeí e Silveiras, todos no estado de São Paulo.
Serra da Bocaina
Araucárias da Serra da Bocaina
  • Sede e Sub-sede do Parque Nacional:  A sede principal do PNSB está localizada em São José do Barreiro (SP), onde estão vários atrativos do Parque, como o início do Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro), a cachoeira Santo Isidro e a Cachoeira do Veado.

Além da sede principal, o PNSB tem também uma sub-sede em Trindade, Paraty, onde divide as mesmas instalações com a APA Cairuçu.

  • Ponto mais alto: Pico do Tira o Chapéu, que atinge 2.088 metros (6.850 pés) acima do nível do mar, um dos pontos mais altos do Estado de São Paulo.
  • Nível de segurança: 4/5
  • Principais atrações:  Cachoeira Santo Isidro, Cachoeira do Veado, rampa de vôo livre, Trilha do Ouro, Morro do Tira Chapéu.
Cachoeira Santo Isidro, Serra da Bocaina
Cachoeira Santo Isidro, Serra da Bocaina
  • O que fazer: Explorar o Parque Nacional, nadas nas cachoeiras, fazer trilhas nas montanhas, andar de bike e à cavalo, desconectar-se e sentir a paz do lugar.
  • Para as mais aventureiras: A Trilha do Ouro, que conecta Sao José do Barreiro a Paraty, proporciona uma caminha de 3 dias entre maravilhosas cachoeiras e mata fechada. Mas não é recomendável fazer a trilha sozinha e é preciso reservar as hospedagens (que ficam dentro do parque) com antecedência.
Na Serra da Bocaina você se conecta com a sua paz
  • Onde se hospedar: Em Airbnbs ou pousadas que ficam próximos a sede principal do Parque Nacional, na área rural de São José do Barreiro e Bananal. Recentemente meu pais colocaram a casa deles para alugar no Airbnb. É um chalé super aconchegante e bem localizado, que fica pertinho do Parque Nacional e que passamos muitos momentos maravilhosos. Aqui está o link
  • Acesso: O único acesso é de carro ou moto. Não há transporte público na região.  A estrada é de terra mas mas o trechos mais difíceis são asfaltados. Carros mais altos têm mais facilidade na estrada, mas todos os carros consegue passar na maioria das estradas.

Mulheres viajantes:  É muito tranquilo e seguro para mulheres que querem viajar num grupo de amigas ou sozinhas. Os únicos pontos de atenção para quem estiver sozinha é a falta de sinal de celular,  as trilhas são vazias (mas bem sinalizadas) e os poucos os lugares pra socializar com outras pessoas, mas se é isso que você está buscando, perfeito.

Conselho de amiga:  Não há sinal de celular, então baixe o mapa off-line do lugar e avise alguém quando estiver indo.  Algumas pousadas oferecem almoço, mas é preciso reservar com antecedência. Leve suas comidinhas para a trilha.

Cachoeira Santo Isidro, Serra da Bocaina
Cachoeira Santo Isidro, Serra da Bocaina

 

 

compartilhe e comente:

Deixe seu comentário!