Comer é uma das partes mais importantes da viagem pra gente. Quem aí concorda e já não vai com listinha pronta?
Separamos aqui os melhores restaurantes que conhecemos na Chapada dos Veadeiros em novembro de 2020. A lista inclui Alto Paraíso e São Jorge, pois não chegamos a conhecer Cavalcante.
Gostamos sempre que ressaltar que em lugares com o turismo em alta, como é o caso da Chapada no momento, novos estabelecimentos podem abrir a todo momento e às vezes não constam na nossa lista. Então, se você tiver ido recentemente e tiver alguma diquinha nova, deixa aqui nos comentários para nós, assim vamos atualizando o mapa sempre pra vocês 🙂
De amiga para amiga, gostamos muito mais dos restaurantes de São Jorge do que os de Alto Paraíso.
No fim do post, você encontra o mapa do Googlemaps já com todos os restaurantes marcados. É só importar para o a sua conta do Googlemaps e você ta pronta pra sua viagem!
Restaurantes em Alto Paraíso
alquimia na Chapada (@alquimianachapada)
vegetariano
O self-service vegetariano do almoço é para qualquer um se esbaldar. Mesmo que você não seja fã de comida vegetariana, vale super dar uma chance pro Alquimia. São muitas opções de saladas, pães e pratos quentes. A noite, o restaurante vira um bistrô e serve também pizza. Não tivemos oportunidade de passar lá para o jantar, mas recomendaram bastante.
Jambalaya (@jambalaya_chapadadosveadeiros)
O Jambalaya é um dos restaurantes mais refinados de Alto Paraíso, com um menu bem gourmetizado e de dar água na boca. O ambiente a luz de velas é super aconchegante e alguns dias da semana tem banda ao vivo. Em épocas de feriado ou alta temporada, sugerimos fazer reserva. O restaurante abre apenas no horário do jantar.
Quarta a sábado das 19h às 23h

vendinha 1961 (@vendinha1961)
Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade, fica na avenida principal e abre do almoço ao jantar. No almoço, a pedida é um PF super bem servido e provar os pastéis da casa. Já a noite, o restaurante fica com mais cara de bar, com uma música ao vivo e super animada na parte extensa e externa da casa. Aqui não é o lugar se você busca uma comida gastronômica, mas sim se alimentar bem em um ambiente animado, com uma comida mais tradicional brasileira.
Cravo e canela (@bistrocravoecanela)
vegano
Com uma proposta 100% vegana, o Cravo e Canela traz pratos super bem servidos (são grandes mesmooo) e saborosos. Você vai encontrar várias opções de lanches, saladas, pratos quentes, sucos e matchas, além de uma vendinha cheia de coisas deliciosas para levar pra casa. Ficamos super contentes também com o atendimento e o ambiente da casa.
Chaupin Coworking e lanchonete vegana (@centrochaupin)
O Chaupin não é bem um restaurante, mas tem um café e um ambiente super gostoso e moderninho, que vale lugar nessa lista. O estabelecimento é uma junção de coworking, lanchonete e loja compartilhada, cheia de coisas lindaaas. Se tiver procurando um local no meio da tarde para sentar e comer um snack, esse é seu point.
Vinil Bistro (@bistrovinilchapada)
O Vinil Bistrô está mais para um gastropub, com ambiente escurinho e música ao vivo a noite. O foco são as panelinhas de arroz (tipo risoto) e os crepes, muito bem servidos, inclusive.

Restaurantes em São Jorge
santo cerrado risoteria (@santocerrado)
Batemos ponto aqui na risoteria! Como vocês podem imaginar, o cardápio é de risotos para todos os gostos, incluindo risoto vegano, que não deixou nada a desejar. O ambiente é super gostoso, meio boho chic, com a opção de sentar em almofadões no chão ou na varanda. Nos dias mais movimentos, também tem música ao vivo a noite. Um risoto da pra dividir tranquilamente entre duas pessoas com fome. Super recomendamos!
pizzaria lua nova (@pizzarialuanova)
A pizzaria tem aquele ar místico da Chapada. O ambiente é entreaberto, a meia luz e a pizza é uma delícia! Além da pizza, servem também entradinhas, caldos e saladas. A noite também tem música ao vivo e pode ficar super animado.
Rústico Premium Grill (@rusticopremiumgrill)
O Rústico é aquele restaurante com a cara de São Paulo, mas na Chapada: gourmet, bem arrumado e decorado e com o preço mais elevado. O ambiente é super gostoso, mas acabamos não comendo lá. Alguns amigos que foram falaram que a comida é realmente deliciosa, principalmente pra quem quer se esbaldar numa boa carne ou hambúrguer.
Bar do Pelé (@bardopelé)
Aquele boteco digno de brasilzão, com litrão trincando, muita fritura e um som que vai de Charlie Brown a Caetano. Não temos definição melhor que essa para o Bar do Pelé.
Rancho do waldomiro
Se é comida da roça que você estava procurando para um almoço bem farto entre as trilhas, acabou de achar! O Rancho do Waldomiro fica um pouco fora da vila de São Jorge e serve aquela comidinha bem caseira, com ótimo custo benefício. Não deixe de provar a Matula, prato tradicional dos tropeiros do cerrado e carro chefe da casa.
Canela D’ema – Empório e Pizzaria
O Canela da D’Ema tem de tudo um pouco, inclusive é um bom lugar para comprar coisas de mercearia depois que o mercado principal já fechou, além de especiarias locais. O empório fica aberto quase o dia todo e é uma ótima opção para refeições em horários meio alternativos, com bom custo benefício.
Acabamos indo muito mais a noite nos restaurantes. Durante o dia, levávamos lanchinho para as trilhas e comíamos nos self-services próximos as cachoeiras, que servem comidinha caseira de roça.
Gostamos mais da vibe noturna de São Jorge. Os restaurantes tinham comidas mais gostosas e os barzinhos ficavam super animados até tarde da madrugada.
O que mais você acrescentaria nessa lista? Manda aqui pra gente!
bjs
Vic e Tha