Nossa expriência no Jalapão com a agência Cerrado Dourado

compartilhe e comente:

Como já explicamos nesse post aqui, é necessário – porém não obrigatório – contratar uma agência para realizar a viagem para o Jalapão e a nossa escolha foi a Cerrado Dourado. 

Nascer do Sol no Morro do Jacurutú

Por que contratar uma agência?

Por ser um lugar ainda de difícil acesso,  onde a maior parte das estradas é de terra fofa e sem conexão a internet, é complicado navegar sozinho por lá, a não ser que você já tenha esse tipo de experiência. A maior parte dos turistas opta por contratar uma agência de viagem especializada na região, que opera no tipo de expedição. Ou seja: viagem em grupo, com roteiro pré-montado, todas as acomodações, passeios, hospedagens, refeições e translados inclusos.

Confesso que nunca fui muito fã desse tipo de viagem, gosto da liberdade de poder fazer o que quiser, no tempo que eu quiser. Porém, no caso do Jalapão, não consigo imaginar a viagem de outra forma. As atrações são muito distantes entre si e exigem uma logística. Algumas delas não é possível nem entrar sem guia. Estando em uma expedição, não tivemos que nos preocupar com absolutamente nada, além da nossa mala e cumprir os horários combinados. Foi uma surpresa muito boa conhecer os guias locais e os outros viajantes.

A sua experiência no Jalapão será muito pautada na estrutura e organização da agência escolhida, por isso é uma decisão bem importante. São muitas as agências que operam no Jalapão hoje em dia. A maioria tem sua base em Palmas e usam guias locais. Portanto, nossa primeira dúvida foi qual agência escolher. A Korubo, por exemplo, oferece uma experiência mais diferente das outras, na qual você fica hospedado em um camping tipo safári na beira do Rio Novo e o deslocamento é feito em um caminhão transformado em ônibus, com um deck de observação no teto.

Fervedouro Bela Vista

Sobre a Cerrado Dourado

A Cerrado Dourado está em primeiro lugar no TripAdvisor, mas na verdade ela veio através de uma recomendação. Com o mínimo de pesquisa, descobrimos que ela era um pouco mais cara do que outras que estávamos cotando, porém oferecia estadias e passeios exclusivos, como é o caso do Formiga EcoLodge, a melhor pousada que ficamos.

Optamos pelo roteiro de 6 dias Completão, que incluia a Lagoa do Japonês, mas infelizmente não pudemos conhecê-la por conta do lockdown da pandemia.

Observação importante: esse post não é patrocinado, estamos apenas contanto a experiência com a Cerrado Dourado, pois foi a que vivenciamos.

  • Guias: os guias eram muito bem preparados e tinham um amor enorme pelo Jalapão! Estavam sempre dispostos a ouvir o que o grupo queria e foram impecáveis com a questão de logística. Não pegamos filas em lugar nenhum e nem lotação. Uma coisa que nos chamou muita atenção foi  cuidado com que eles cuidam do local e lutam para ajudar a desenvolver ainda mais a economia e proteger o ecossistema da região. Uma bela lição para todo o turismo nacional.
  • Acomodações: todas as pousadas que ficamos tinha uma ótima estrutura, quartos com ar condicionado, bar, e refições excelentes. Como falamos acima, o Formiga EcoLodge foi surpreendente. Com quartos amplos, janelões de vidro com vista para a natureza e energia solar, a pousada hospeda parte do Rio Formiga, onde pudemos fazer flutuação e banho noturno. Essa acomodação é exclusiva da Cerrado Dourado.
  • Carros: As atrações são muito distantes entre si e acabamos passando bastante tempo dentro do carro. A Cerrado Dourado opera com carros Toyota SW4, super confortáveis e adequados para as estradas da região. Mais um crédito aos guias: excelentes motoristas! Podíamos também conectar as nossas próprias playlists, o que era ótimo.
  • Passeios: a maioria dos passeios oferecidos são os mesmos em todas as agências, o que muda são alguns extras, como banhos noturnos em fervedouros, trilha para ver o nascer do sol, rafting, entre outros. A Cerrado Dourado tem exclusividade também no Morro do Jacurutú para ver o nascer do sol. Esses passeios consideramos extras são pagos a parte, em dinheiro, na hora do passeio.
  • Refeições: todas as refeições estão inclusas no pacote, inclusive lanches ao longo do dia, que incluiam frutas, sucos e salgadinhos. Qualquer momento que você pedisse, eles davam o lanche. Nossos almoços foram dividimos entre 1) almoços nas comunidades quilombolas 2) almoços na pousada. No primeiro, a comida era mais simples, porém muito saborosa, sempre com o nosso tradicional arroz e feijão e carne ou frango de panela, mais alguns acompanhamentos. Já nas pousadas, tínhamos bastante opções e sempre comidas muitooo boas. Só é necessário pagar extra por bebidas e, caso você queira, comprar alguma coisa em alguma parada.
  • Roteiro: sentimos que a logística e montagem do roteiro foi muito bem programada. Ficamos 3 noites hospedados próximos a Mateiros, o que diminuiu muito nosso tempo dentro do carro, devido a proximidade dos passeios.
    • Como nossa viagem foi durante a pandemia, não pudemos conhecer a Lagoa do Japonês, pois a comunidade havia fechado 2 dias antes da viagem. A Cerrado Dourado reajustou nosso roteiro e colocou 3 novas atrações no lugar, para compensar a falta da Lagoa: Cânion Sussuapara, Cidade de Pedras e Cachoeira Pelados.

O que achamos da experiência?

Tivemos uma experiência excelente e recomendamos a Cerrado Dourado de olhos fechados, por todos os motivos que comentamos acima. Quando comparamos o pacote que eles ofereciam com os de outras agências, percebemos que tinha um ótimo custo-benefício e isso se confirmou na viagem.

 

compartilhe e comente:
Post publicado por:
já compartilhou 8 experiências
Victora é uma das fundadoras do Mundo Nosso. Apaixona por diferentes culturas e pela liberdade, está sempre em busca do próximo destino. Já morou na Itália, no Canadá e nos Estados Unidos e se tudo der certo, daqui a pouco vai se aventurar em uma temporada na Ásia. Como já diria o famoso meme, ela é "meio saladinha, meio baladinha". Ama uma aventura, esportes e ficar em um retiro no meio da natureza, mas também não perde uma boa festa e de experimentar o melhor da culinária por onde passar.

Deixe seu comentário!