Guia para Andar de Bicicleta em Amsterdam

compartilhe e comente:

A viagem para Amsterdam não está completa sem sair de bicicleta e explorar a cidade através de sua incrível rede de ciclovias. Para ajudar você a tirar o máximo proveito da sua experiência de pedalar e evitar constrangimento, machucados, furtos ou constrangimento, reuni um pequeno guia para pedalar em Amsterdam. Venha conferir!

 

  • Cadeados

O furto de bicicletas é enorme em Amsterdam e é comum os ciclistas perderem suas bicicletas várias vezes por ano. 

Pode reparar, a maioria das bikes é antiga justamente por isso! Como não queremos passar por essa situação desagradável, SEMPRE tranque o cadeado da roda traseira (todas as bicicletas possuem um) e passe a outra corrente entre bike e um suporte fixo e resistente.

  • Estacionar

Há milhares de estacionamentos de bicicleta espalhados por Amsterdam. Alguns parecem estandes com vários andares, outros são subterrâneos. Embora possa ser tentador acorrentar sua bicicleta em um lugar conveniente, isso provavelmente terminará em desastre por dois motivos: primeiro, os moradores e a prefeitura de Amsterdam são particularmente implacáveis em relação a esse tipo de comportamento e podem remover o seu veículo de passeio. Sem contar que isso poderá acarretar em uma multa. Segundo, a possibilidade de você esquecer onde estacionou a sua bike – acredite! – é imensa. Principalmente depois de sair de um coffeeshop. 

A boa notícia é que nunca é difícil encontrar um local oficial e adequado para estacionar a sua bike. 

  • Segurança e Faróis

A força policial de Amsterdam faz regularmente inspeções de segurança em toda a cidade para ver se os ciclistas não estão usando bikes roubadas e se todos os equipamentos de segurança estão funcionando. Durante estas blitz, a polícia multa as que não estiverem com a iluminação devidamente adequada. 

Uma dica: Se sua bicicleta não tiver farol, você pode encontrar lâmpadas portáteis i na maioria dos supermercados de Amsterdam e também na loja de departamentos HEMA. 

  • Trilho do Tram 

O lugar que quase 99% dos turistas sofrem acidente é nas linhas do Tram (sim, não é trem), aqueles “bondinhos” que atravessam a cidade e estão por todos os cantos. Portanto, nunca posicione sua bike na mesma direção que o trilho do tram, mas SEMPRE na diagonal ou no sentido oposto da linha.

  • Beber e Fumar

Embora ir para casa depois de algumas cervejas provavelmente não cause danos, ficar completamente bêbado ou chapado pode ser perigoso sobretudo para quem já não tem tanta experiência em pedalar – sobretudo em Amsterdam, que é tipo o tráfego São Paulo das bicicletas. Como dirigir, andar de bicicleta requer foco e concentração, especialmente em áreas movimentadas. Então considere deixar sua bike num lugar seguro e buscar no dia seguinte. 

  • Hora do Rush 

Como todas as outras grandes cidades, as ruas de Amsterdam experimentam um enorme fluxo de pessoas durante a hora do rush que vai das 9h às 11h e das 16h às 19h. Ao contrário de outras cidades, a maioria desses viajantes está montada em…bicicletas! Neste período as pessoas tendem a ser menos complacentes com os ciclistas iniciantes e um pelotão de bikes não é o lugar ideal para quem está aprendendo a pedalar em Amsterdam.

Por razões óbvias é melhor evitar a hora do rush ou andar com cautela adicional quando no meio de apressados Amsterdammers. 

  • Cortesia e Bom Senso

Todo mundo anda de bicicleta em Amsterdam, incluindo crianças, pais e idosos. Na verdade, é muito comum que mães ou pais coloquem seus filhos na frente ou atrás de suas bicicletas em cadeirinhas e “bagageiros”. Eles geralmente são bem experientes quando se trata de pedalar, mas eles definitivamente não vão gostar de serem repentinamente fechados, considerando que eles estão carregando uma carga particularmente preciosa. Como regra geral, dê a todos espaço suficiente para manobras sem que seus colegas ciclistas acidentalmente batam em você.

  • Comprar uma Bike

Obviamente, a maioria dos visitantes de Amsterdam prefere alugar suas bicicletas em vez de comprá-las. No entanto, é comum ver pessoas vendendo bicicletas na ruas mais movimentadas do centro da Cidade, muitas vezes a um preço suspeitamente baixo. Essas bicicletas são super baratas porque geralmente são roubadas. E comprar de vendedores de rua raramente é uma boa ideia. Se você quiser comprar sua própria bicicleta, vá a uma loja física, procure em grupos no Facebook e de uma olhada no site mais famoso da Holanda para produtos usados, o Marktplaats.

  • Importante: Recentemente foi aprovada a lei que proíbe o uso de celulares nas bicicletas. Isso significa, que você não pode pedalar e usar o seu celular ao mesmo tempo. Se a polícia te parar, a multa é de em torno 90 euros

 

compartilhe e comente:

Deixe seu comentário!