8 cachoeiras de Minas Gerais fora da rota turística

compartilhe e comente:

Nãorestam dúvidas que a pandemia mudou o foco do turismo tradicional. Investir em viagens para a natureza, de ecoturismo e roadtrips são a nova tendência e de preferência para um lugar bem isolado, sem aglomerações. As cachoeiras fora da rota turística de Minas Gerais são um prato cheio para esse tipo de viagem!

Minas tem uma natureza abençoada, bem no centrão no nosso país, e cachoeira pra dar e vender. Ou seja, destino ideal agora. Então convidamos a Ellen Noronha (@ellen_noronha), mineira raiz, pra mostrar o caminho das pedras pra gente. E precisamos confessar que ficamos passadas com esses segredinhos locais que nunca tínhamos ouvido falar!

Todas as cachoeiras já estão no mapa abaixo. É só clicar na ✩ que o nosso mapa vai direto para o seu GoogleMaps!

 

1. Cachoeira Gomeiras

Cachoeira das Gomeiras fica em Passa Quatro, uma cidade de aproximadamente 16mil habitantes, que faz divisa com o estado de São Paulo (tem super fácil acesso de quem vem de Cruzeiro-SP pela Dutra). O caminho pra chegar nas Gomeiras é tranquilo, saindo da rodovia com aproximadamente 3km você chega numa propriedade privada e ali mesmo deixa o carro e sobe uma trilha leve a pé. Essa cachoeira não tem poço pra banho, mas quem se arrisca nas pedras lisas tem o privilégio de uma boa queda de água, daquelas bem geladas.

2. Cachoeira Vô Delfim – Itanhandu, MG

A Cachoeira do Vô Delfim fica em Itanhandu-MG, cidade com aproximadamente 15mil habitantes. Essa cachoeira é o point dos Itanhanduenses, pois tem fácil acesso da cidade até lá, através do bairro Jardim. A cachoeira também faz parte de uma propriedade privada, possui uma trilha super leve que logo dá acesso a poços pra banho. No verão está sempre lotada!

3. Cachoeira dos Garcias

A Cachoeira dos Garcias fica em Aiuruoca, MG, que tem aproximadamente 6mil habitantes. Essa cachoeira atrai muitos turistas e pra mim é uma das mais lindas da região! Seu acesso é um pouco mais trabalhoso, pois logo saindo de Aiuruoca uma estrada de terra daquelas bem mineiras pegam bem numa subida meio íngrime e cheio de pedras até lá. Um carro normal faz, mas não recomendo em semanas de chuva, a não ser que seja um carro próprio pra isso. Mas todo esforço vale muito a pena! O acesso à cachoeira é fácil, sempre faço através do restaurante @restocasalgarcias (que é divino, por sinal!), onde deixo o carro e desço por uma trilha super leve de nem 10 minutos. Na volta sempre paramos no restaurante pra almoçar com essa vista maravilhosa! (As duas últimas fotos são da vista do restaurante)

4. Cachoeira da Fragária

A Cachoeira da Fragária fica na cidade de Itamonte-MG, uma cidade de aproximadamente 15mil habitantes. Essa cachoeira fica em um bairro chamado Campo Redondo, fora da cidade e que é caminho para a cidade de Alagoa . Boa parte do caminho é estrada de terra, mas fácil acesso. A Fragária é bem famosa na região e muitos, assim como eu, vão pra admirar mesmo de longe essa vista, que fica logo na beira da estrada. Sei que a cachoeira tem acesso até lá embaixo, mas nunca fiz. Pra mim já valeu a vista de cima!

5. Cachoeira da Pedra

Seguindo adiante pela Cachoeira da Fragária, mais à frente temos a Cachoeira da Pedra, que é um paraisinho escondido! Fica dentro de uma propriedade privada, que na época cobrava R$ 5,00 por pessoa o acesso, que é por dentro do terreno do proprietário. Realmente com muitas pedras, mas ainda tem um poço que rola super um mergulho. Pela estrada de terra não ser tão convidativa até lá, essa é sempre mais vazia

Essas três últimas cachoeiras (Facão, Itaoca e Zé Pena) ficam na minha cidade do coração, Alagoa-MG. A cidade conhecida como a terra do queijo artesanal (que é parecido com o parmesão, mas difere porque é feito de leite cru e não pasteurizado, o que torna a produção totalmente artesanal), tem aproximadamente 3mil habitantes. Alagoa ainda é nova e as cachoeiras precisam ser encontradas no melhor jeito mineiro, perguntando e sabendo que é logo ali rs. Todas elas ficam na zona rural, com acesso por estradas de terra, mas considero fácil acesso, pois são lugares que locais passam e/ou moram. Alagoa é pequena na população, mas enorme na extensão e riquezas naturais, quase ainda não exploradas por turistas se comparadas a outras cidades. Além de que, Alagoa tem o melhor café do mundo que eu abri lá haha, que hoje é da minha sócia que criou comigo, mas tenho no coração (@vilarejomg).

compartilhe e comente:
Post publicado por:
já compartilhou 1 experiência
Ellen tem 30 anos, nasceu mineira, mas é do mundo. Astróloga, viajante e escritora nas horas vagas, coleciona uma extensa lista de países no seu passaporte. Há 3 anos se considera nômade, sendo seu lar qualquer lugar que seu corpo e coração estejam. Viaja o mundo guiada pelos astros, criando memórias e histórias para a vida.

Deixe seu comentário!