10 coisas imperdíveis para fazer nos Lençóis Maranhenses

compartilhe e comente:

 

Mas, afinal, o que tem pra fazer nos Lençóis Maranhenses? Além de explorar os 155mil hectares do parque, separamos 10 atividades imperdíveis para sua viagem.

Por do Sol nas dunas

 

  1. Conhecer o máximo de lagoas que você puder, elas são muito diferentes entre si e suas belezas não enjoam nunca! 

Muitas pessoas indicam um circuito de lagoas específicas para conhecer, mas ela são mutáveis de ano a ano, uma vez que são moldadas pelos ventos. Converse com os guias para saber quais são as lagoas ditas mais bonitas daquela temporada.  Em Atins, o circuito famoso é do da Lagoa das 7 mulheres e a da Capivara. Já em Santo Amaro, indicam a Lagoa da Bethânea e das Esmeraldas.

2. Fazer um tour de quadriciclo para o povoado de Baixa Grande

Para esse passeio, é necessário contratar um guia particular, mas recomendamos muito! Assim você terá a oportunidade de conhecer um dos povoados de pessoas que vivem no coração do parque e encontrar lagoas completamente desertas.

3. Passeio com um barqueiro local pelo Rio Preguiças

Parando no Caburé e Pequenos Lençóis. Indicamos pedir para o barqueiro parar ao longo do trajeto no rio nos lugares que ele mais gosta. Normalmente você terá a oportunidade de conhecer a casa e almoçar com alguns locais. 

4. Ver o por do sol no Canto do Atins

O fim de tarde na praia do Canto do Atins é uma pintura a parte, com uma mescla de cores vibrantes entre o por do sol e as pipas de kitesurf. Aproveite para sentar em uma das barraquinhas e pedir uma cerveja bem gelada. 

5. Sobrevoar os Lençóis

Se caminhar pelas dunas já é incrível, imagine poder ver 155mil hectares de lagoas e dunas de cima. Uma experiência única, que os amantes de fotografia piram!

6. Fazer aulas de kitesurf

Atins se tornou um dos grandes points para velejar no Brasil e muitas escolas se instalaram por lá. Devido a toda equipamento necessário, o esporte exige um investimento relativamente alto para as aulas, cerca de R$250 por uma aula de 2h. Por outro lado, é um esporte relativamente fácil de aprender o básico e conseguir se divertir. A praia de Atins é um excelente lugar para iniciantes, uma vez que por ser a união de mar e rio, as águas são muito calmas e rasas, passando mais segurança ao praticante. 

Dica de ouro: pergunte na pousada e nas cabanas de praia sobre instrutores de kite locais, as aulas costumam ser muito mais baratas do que nas escolas.

Kitesurf no por do sol de Atins

7. Experimentar um passeio noturno pelas lagoas

Esse passeio só será possível se você estiver em Santo Amaro ou em Atins, devido a proximidade que as duas cidades tem do parque. É preciso contratar um guia particular, mas a experiência de nadar nas lagoas mornas sob a luz do luar em puro silencio é única!

8. Ver os Planctons brilhando água em Atins

à noite, os plânctons brilham na margem da praia de Atins e é a coisa mais linda do mundo!

9. Assistir ao por do sol nos dunas

Pegue um passeio de meio dia, na parte da tarde, para poder ver o por do sol nos dentro do parque dos Lençóis. Garantimos que será uma experiencia espetacular e inesquecível na sua vida. 

10. Almoçar o camarão da Luiza ou do Antônio

Os restaurantes são vizinhos e parada obrigatória para você ter uma experiencia completa nos Lençóis! E sim, eles são maravilhosos. 

Camarão do Antônio

 

Salvem todas essas dicas e as melhores experiências para sua viagem estarão garantidas!

compartilhe e comente:

Deixe seu comentário!